Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ventania

Na margem certa da vida, a esquerda.

Ventania

Na margem certa da vida, a esquerda.

origem

Ingredientes:



  • 3 postas de bacalhau demolhado

  • 1 lata de leite de côco

  • caril em pó

  • 1/2 couve roxa

  • 2 talos de aipo

  • 1/2 couve-flor

  • azeite 

  • sal, pimenta, louro, cravinho, coentros, gengibre q.b.


 


Preparação:


Cozer o bacalhau com um cravinho e uma folha de louro para aromatizar e reservar a água. Retirar a pele e as espinhas e lascar o bacalhau grosseiramente.


IMG_3868.JPGIMG_3869.JPG


Cortar as couves em juliana e os restantes legumes em pedaços pequenos. Pode-se usar virtualmente qualquer legume que se goste (ou que se tenha dentro do frigorífico, que foi o meu caso). Colocar dentro de uma caçarola com um pouco de azeite, alho esmagado, pimentas moídas na hora, gengibre em pó, cominhos e sal a gosto. Deixar os legumes amolecer e se necessário, acrescentar um pouco da água de cozer o bacalhau. Quando o volume estiver claramente diminuído e os legumes já tenros acrescentar um pouco do leite de côco (1/5 da lata) para dar cremosidade.


À parte, numa frigideira larga, colocar 4/5 do leite de côco (uso o do lidl, que é maravilhoso - normalmente fica separado na lata em uma pequena parte de água e uma grande parte de óleo/creme de côco, o que é excelente), bastante caril em pó (eu ainda reforcei com mais curcuma e os restantes temperos a gosto. Deixar apurar em lume baixo e afinar a textura do molho com a água de cozer o bacalhau. Quando o molho estiver a ferver juntar as lascas de bacalhau e envolver bem. Deixar ao lume apenas durante uns minutos, para não desfazer o bacalhau. Juntar coentros imediatamente antes de retirar do lume e servir com os legumes.


IMG_3877.JPG


Sugiro acompanhar com um bom vinho verde fresco, para acalmar o palato. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.