Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ventania

Na margem certa da vida, a esquerda.

Ventania

Na margem certa da vida, a esquerda.

origem

No rescaldo das festas de Natal e Ano Novo, decidimos ir partilhando algumas das iguarias saídas da cozinha cá de casa que fizeram mais sucesso.


Para começar, um clássico incontornável na maior parte das casas portuguesas, a Mousse de Chocolate. Há mil versões diferentes, mas quanto a nós esta é uma confirmação da regra do quanto mais simples melhor. Como em tudo, é a qualidade dos ingredientes que faz toda a diferença (e aqui são poucos, por isso ainda mais importante é que cada um seja muito bem escolhido).


Fica a nossa versão hiper-simples, Paleo e maravilhosa da Mousse de Chocolate.


 


IMG_3175.jpg


Ingredientes:



  • 5 ovos (de preferência de galinhas "felizes")

  • 1 tablete de chocolate negro de boa qualidade, com pelo menos 70% cacau

  • 2 colheres de manteiga com sal (usei boa manteiga dos Açores, feita só de nata de leite do dia e sal, mas também se pode usar ghee, que é uma manteiga clarificada sem sal nem lactose)

  • umas gotas de essência de baunilha (opcional)

  • mais nada (não, não é preciso nada mais para adoçar, a baunilha aromatiza bastante, mas se o paladar dos comensais exigir mais doce, pode-se usar um pouco de mel ou stevia nas gemas)


 


Preparação:


Separar as claras das gemas e bater mesmo muito bem com umas pedras de sal, em castelo muito firme, quase merengue. Reservar.


Derreter o chocolate partido em pedaços com a manteiga, no microondas ou em banho-maria. Se derreter no microondas é muito importante não deixar ferver, por isso o melhor é colocar na potência máxima em intervalos de 10/15 segundos de cada vez, mexendo entre cada um até se obter uma mistura homogénea, escura e brilhante. 


Bater as gemas com a essência de baunilha até o volume duplicar. Quando a mistura de chocolate tiver arrefecido um pouco (o suficiente para não cozer o ovo), misturar bem com as gemas. Envolver as claras em castelo aos poucos e em movimentos suaves, para não perder muito ar.


Colocar em taças individuais ou numa taça de servir e decorar com pinhões ou raspas de chocolate. Manter pelo menos umas 2 horas no frigorífico até à hora de servir.